Adicione a Favorito
 
 
1845: Um romance em nove cartas
1846: Pessoas pobres
1846: O Dobro
1846: Prokharchin
1847: O Empregador
1848: Polzum'kov
1848: Um coração fraco
1848: A mulher de outro
1848: Um ladrão honesto
1848: Uma árvore de Natal e um casamento
1848: As noites brancas
1849: Netochka Nezvamova
1849: Um herói pequeno
1859: O sonho do tio
1859: Stepantchikovo
1861: Humilhado e ofendeu
1861: Memórias da Casa do Morto
1862: Um transe desagradável
1864: Notas do subterrâneo
1865: O crocodilo
1866: Crime e castigo
1867: O jogador
1868: O Idiota
1870: O marido eterno
1871: Diabos: O Possesso
1873: Bobok
1875: O adolescente
1876: Mareg o mujik
1876: A árvore de Natal azul clara
1876: O tímido
1877: O sonho de um homem ridículo
1879: Os Irmãos Karamazov
Anos diversos: O Diário de um Escritor

"A pessoa pode dizer muito sobre a história universal, tudo aquilo que uma fantasia perversa pode imaginar. Mas que a pessoa não pode afirmar nisto é que foi razoável."

"Se eu tivesse necessidade para viver muito calma, sem preocupar sobre o infortúnio das outras pessoas, que eu acreditaria em Deus, porque eu teria a segurança deste modo que ele tomaria conta de resolver os infortúnios humanos. Infelizmente, a mesma existência do infortúnio humano, da injustiça e a dor, que eles me contam que não há tal um Deus."

"O ciumento são o primeiro os que perdoam, todas as mulheres eles conhecem isto."

"Se as pessoas para seus ambientes não o ouvirem, se ajoelhe e lhe pede perdão, porque na realidade você é o culpado."

"Se nós podemos nos formular a pergunta: Eu sou ou não responsável para meus atos?, significa que sim nós é".

"Depois de um fracasso, elaboraram melhor os planos eles parecem absurdos."

"Meus amigos, Deus é necessário a mim, porque ele é o único ser que eu posso amar eternamente."

"Qualquer coisa é tão difícil quanto à franqueza, nenhum qualquer coisa tão fácil quanto a lisonja. A lisonja é agradável, e tudo que eles escutam isto com certa deleitação, com uma deleitação rude talvez, mas deleitação finalmente". (Crime e Castigo)

"O segredo da existência humana não só está vivendo, mas também conhecendo por que razão um ao vivo."

"O homem se encanta enumerando o dele aflige, mas ele não enumera a felicidade" dele.

"A mulher, o diabo só sabe o que é; Eu não conheço isto nada."

"A verdadeira dor, o que nos faz sofre profundamente, às vezes faz sério e constante até para o homem irrefletido; o espírito pobre até mesmo se tornado mais inteligente depois de uma grande dor."

"Se o Deus não existir, depois tudo é permitido."

"Os inovadores e os gênios sempre foram tratados no princípio como louco (e muito freqüentemente ao fim) das carreiras" deles/delas.

"Você não procura nenhum prêmio, porque você tem uma grande recompensa nesta terra que o justo só pode desfrutar."

"O homem deveria fundar a felicidade dele por meio do sofrimento: é a lei da terra."

"A pessoa pode conhecer um homem pelo sorriso deles/delas. Se você gosta do sorriso deles/delas que antes de você conhecer isto completamente, você confia nisso será um homem bom."

Não há infortúnios pelos corações fracos. "O infortúnio quer um coração forte."

"O segundo que a metade da vida de um homem só é feito dos hábitos adquiridos no primeiro meio."

"Se você deseja que o outro o respeite, a melhor coisa que você pode fazer isto é respeitar a você."

"Meus amigos, peça a Deus a felicidade. Esteja contente como as crianças, como os pássaros do céu".

"Há coisas que um homem tem até mesmo medo ser os dito a ele, e o homem todo decente tem um número bom dessas coisas armazenado na mente" dele.

"O segredo da existência não só consiste em viver, mas sabendo de forma que a pessoa vive."

"Eu não sei se Deus cria ao homem ou se o homem cria a Deus."

"É minha culpa, meu pessoal acusa, se o mundo vai ruim."

"Depois de um fracasso, elaboraram melhor os planos eles parecem absurdos."

"Eu acredito em Deus, mas Ele não acredita em mim."

"Se alguém me demonstrasse que o Jesus não possuiu a verdade. então ele preferiria continuar com Jesus que com a verdade."

"Quando você está perplexo em face de alguns fatos, especialmente os pecados humanos, e você duvidam entre combatem eles para a força ou com carinho. Você sempre decide: Eu combaterei isto com carinho! ". Se você pensa assim você poderá conquistar todo o mundo deste modo. "O amor é uma força terrível, o mais poderoso em todas as coisas, qualquer coisa que não existe como isto."

"Quando eu reconhecer um irmão em meu vizinho, eu só sou então o homem."

"A vida de todas as mulheres, apesar do que ela diz, não é nenhum mais que um desejo contínuo ache o um que sofrer."

"É muito fácil viver fazendo o bobo. De me ter conhecido antes, idiota teria me declarado de minha mocidade, e é possível que para estas datas até que eu era mais inteligente. Mas eu quis ter gênio muito cedo, e eu estou agora aqui fato um imbecil."

"Coisa de infeliz é planejar ser um professor o que nunca foi o aluno."

"Quando?... quando no curso destes milhares de anos um homem agiu por causa dos próprios interesses dele? "

"O homem teme a morte porque ele ama a vida"

"Há uma única idéia superior na terra: o da imortalidade da alma humana."

"Todas as outras idéias desses que o homem pode viver surgem dela."

"Até que a mesma fantasia tem os limites" deles/delas.

"É a morte do salvador, o que economiza".

"Um político incrédulo nunca lhe faria qualquer coisa para a pátria" dele.

"Que ama os homens, ele também ama a felicidade" deles/delas.

"É melhor o homem que admite a ignorância deles/delas francamente que finge com hipocrisia."

"A pobreza e a miséria formam o artista."

"Um coração generoso pode amar para compaixão."

"A pessoa não pode estar quieta quando a pessoa sentir."

 
 

Como para o resto do nome, Fio-dor (com acento tônico no segundo "o" - Fiódor é a versão espanhola do nome, como também o "Carlos" é o "Charles" Spanish inglês versão, ou "Francisco", versão espanhola de "François" francês).

Mijaí-l-vich (com acento de gráfico no segundo "i" e com terminação "Vich" e não "vitch" - embora isto não aplique em todos os casos -); e Dos-para-yevs-kii (com doble"i" ao fim, como nos nomes Dmitrii, Arkadii, ou no último nomeiam Ostrovskii ou Nevskii).

O modo antes de descreveu, é a verdadeira tradução do nome de escritor russo tão grandioso, mas realçar que a melhor tradução para espanhol levou o cabo o professor das cartas universais é: Fiódor Mikhailovich Dostoiévski.

Sobre para os nomes

Durante minhas primeiras leituras que eu fiz em Dostoiévski, nunca poderia estar claro como os nomes e os últimos nomes do caráter eram pronunciados, como só a situação dos acentos não era, mas bastante a forma dos últimos nomes também variou de uma tradução a outro; por exemplo, deste modo na edição de O Idiota o nome de Parfenio Ragozhin pode ser lido, em outro Porfión Rogozhen , e neste outro Parfión Rogochin que é o nome do antagonista Mischkin do príncipe sincero neste romance famoso; e a mesma coisa aconteceu a cada um dos outros caráter do livro, sem contar que o mesmo título também variou: de Recordações da casa do morto ou Memórias da casa morta para A sepultura do vivo.

Todas estas variantes são devido a que durante as primeiras traduções para nosso idioma um consentimento não estava usando ainda como editar em espanhol os caráter diferentes do alfabeto russo, e cada tradutor lhes escreveu de acordo com goste a ele eles o soaram melhor (desde ser estes idiomas tão diferentes o que é feito é escrever a forma dentro como é pronunciado).

Mas também há outra razão que tem que ver principalmente com a pergunta dos acentos: as primeiras traduções para espanhol de Dostoiévski (e em geral de todos os autores russos) eles não foram feitos diretamente de russo, mas bastante eles foram editados baseados em traduções a francês ou inglês. Como é conhecido, em inglês não há acentos gráficos, e em francês estes eles têm funções diferente para esses que têm em espanhol. E é por isso que, até mesmo em algumas das versões mais modernas, nenhum último nome leva acento já esteja na última sílaba, na sílaba mediana ou no primeiro. Razão por que a pessoa é partida sem saber goste certa ciência é se menciona, por exemplo, Andréyev ou Andreyev, Pétrov ou Petrov, etc.

Eu tentei escrever todos os últimos nomes com o acento onde corresponde, de forma que o leitor sabe deste modo com toda a certeza a forma correta de Piotr dizer Ste-pá-nenhum-vich, Ver-jo-vens-kii ou Ro-dion Ro-má-nenhum-vich Ras-kól-ni-kov.

Outro detalhe para se lembrar de é isso de acordo com muito velha tradição e de acordo com uma regra da Real Academia do Idioma espanhol, todos os nomes estrangeiros deveriam adaptar de acordo com seu equivalente em mais perto de espanhol, no caso de sendo este possível; nós temos deste modo, por exemplo, que a Charles Dickens é traduzido o Carlos Dickens, para o zarina são traduzidos Katerina II como Catalina II e para Iván Karamázov gostam de Iván Karamazov, etc. Mas algo muito importante que é que o nome de uma pessoa (qualquer um que do autor ou que de algum caráter fictício) o ajuda ao guiar na origem dele, e ele fala conosco do ambiente e as características do lugar (ou tempo) onde a história é desenvolvida. Assim estaria correto para tentar deixar os tais nomes originais como qual é, desde como eu previamente dissesse, estes eles podem nos mostrar algum tipo de realidade que talvez nós não vejamos se nós levarmos o cabo alguma transformação no mesmo.

All Rights Reserved - www.FedorDostoievsky.com © 2006 -
eSedo.com - Compra, venta y registro de dominios y proyectos web eSedo.com - Compra, venta y registro de dominios y proyectos web infos proyecto: www.fedordostoievsky.com estadísticas para proyecto: www.fedordostoievsky.com etracker® web controlling en lugar de analisis de archivos log estadísticas para proyecto: www.fedordostoievsky.com eSedo.com - Compra, venta y registro de dominios y proyectos web estadísticas para proyecto: www.fedordostoievsky.com estadísticas para proyecto: www.fedordostoievsky.com